IMPORTANTE: Respeitamos sua privacidade. Você pode se retirar de nossa lista gratuita no momento que desejar, basta clicar no link "Manage You Subscription" no final da mensagem, desmarcar a caixa ao lado do seu email e clicar em "Submit". Assim, não receberá mais nossos emails. Se desejar conheça nossa: Política de Privacidade.

Veja os títulos de apenas alguns emails que enviamos:

  1. Dois importantes fundamentos de Odé Inle...
  2. O Orô do bode para Oxun Opara...
  3. Detalhes da fundamentação de Azauani...
  4. Um comentário sobre o Odu Obará...
  5. O duplo poder de Yansan...
  6. Fundamentos do jogo de búzios...
  7. A origem do Orixá Ogun...
  8. Oxossi Não Aceita a cabeça dos bichos?
  9. O que é Odu?...
  10. Yjimun, a senhora dos okutas...
  11. Qualidade de Orixá existe ou não?

E Muito Mais...


 

Dois importantes fundamentos na feitura de Odé Inle.

 

No candomblé ketu, Erinle foi incorporado ao culto de Oxossi (Osoosi), passando a ser uma Qualidade de Oxossi. É um Orixá de muita fundamentação. Neste primeiro email da sequência, começamos revelando dois importantes fundamentos da feitura de Odé Inle. Aliás, dois impotantíssimos fundamentos!

 


"Kolofé, Babalorixá Robson! Também sou um Babalorixá e lido com o dia a dia da minha casa de santo. Quero lhe agradecer, por compartilhar informações tão preciosas. Informações, que apesar de tudo que minha mãe me ensinou, são de grande valia e estão acrescentando muito conhecimento. Parabéns pela sua atitude! Ao senhor eu deixo todo meu respeito e meu axé!"

Babalorixá Beto de Oxalá – Rio de Janeiro

 


 

O Orô do bode para Oxun Opara.

 

A maioria das casas que conheço deixam para fazer esse Orô na obrigação de sete anos. Esse Orô é feito na hora do Labé para essa qualidade de Oxum (Osun), que come bode, galinhas, konken... Neste email, mostrarei minuciosamente os detalhes dessa fundamentação.


 


 

Importantes aspectos da fundamentação de Azauani.

 

Antes de iniciar a fundamentação de um Obaluae, é preciso fazer certos Orôs e tomar algumas medidas, para que o Orixá venha trazendo muitas coisas boas. Azauani, que é um caminho, uma qualidade de Obaluae, significa "homem da luz", vindo sua energia do sol, de onde também vem a energia de Xangô ( Sango ). Para essa qualidade de Obaluae ( Obaluwaiye ), é feito um encantamento que fica ao lado do seu assentamento. Esse encantamento feito pelos caminhos de...


 

"Quero agradecer em meu nome e em nome de tantas pessoas que como eu encontraram dificuldades de acesso ao conhecimento. Hoje eu sei que a mentira não é só contrário da verdade. É uma interdição de todos os Orixás. É também a tentativa de iludir e tirar os sonhos de uma pessoa... Me desculpa, Bababalorixá Robson, é mesmo um desabafo. Parabéns pelo seu trabalho, pela ajuda que tem dado a tantas pessoas, e principalmente pela sua verdade! Pessoas como o senhor é difíl encontrar.

Antonia de Oya São Luís - Maranhão

 


 

Um comentário sobre o Odu Obará.

 

Muito se fala na positividade trazida por Obará. Mas por quê Obará tem esse poder de atrair coisas boas? Será que quando negativo, esse Odu tem a mesma força de atrair coisas ruins? Bem, mas não é sobre isso que vou falar nesse email. Vou comentar sobre um aspecto que considero fundamental de Obara; o Odu onde nasceram as vidas: humana e espiritual.

 

"Sua benção, Baba Robson de Xangô! Adoro seus emails! A cada dia fico esperando a hora que ele vai chegar. Sou iniciada no candomblé ketu por um Babalorixá muito respeitado aqui em São Paulo. Tenho visto algumas pessoas dizendo que qualidades de orixás não existem. Por favor, o senhor poderia me tirar essa dúvida, colocando um email sobre este assunto?"

Aninha de Iemanjá - São Paulo

 


 

O duplo poder de Yansan.

 

Mitos, Ewos (interdições ), características... dos Orixás do Candomblé estão descritas nos versos de Ifa. Há um mito de Yansan / Oya que nos revela o seu "outro" poder. Neste email mostro o material que representa esse duplo poder, além de explicar o que significa esse "poder"...


 


 

Fundamentos do Jogo de Búzios.

 

A forma mais utilizada de comunicação com os Orixás aqui no Brasil é o Jogo de Búzios (merindilogun). Muitos afirmam que através de cálculos feitos com a data de nascimento é possível ver o Odu e o Orixá de uma pessoa. A verdade é que é impossível ver o Odu de uma pessoa através da data de nascimento. Mas há algo de certo nessa afirmação: é que o Orixá de uma pessoa é confirmado através do Odu. Por isso...



 

É única a forma como o senhor vem resgatando a nossa cultura. Equilíbrio talvez seja a palavra que mais define o objetivo do candomblé. E, é isso que o senhor vem fazendo, compatilhando informações que não têm preço, de forma equilibrada, crítica e verdadeira. Não tenho palavras para expressar minha gratidão! Que os Orixás continuem iluminando cada vez mais o sua vida! É o que lhe desejo do fundo do meu coração!

Ekedje Simone - Ilhéus - Bahia

 


 

A origem do Orixá Ogun.

 

É indiscutível a importância que o Orixá Ogum (Ogun ) tem dentro do culto de Orixás no Candomblé. Ogum pertencia a um grupo de Orixás extremamente sanguinários. Olodumare exterminou a todos, menos o Orixá Ogum, no qual ele viu características positivas, fundamentais para o ser humano e a criação do universo. Mesmo assim...


 


 

Por que Oxossi não aceita a cabeça de seus bichos?

 

A cabeça (Ori) dos bichos é um Ewo (interdição) Do Orixá Oxossi. Oxossi / Odé não come a cabeça dos seus bichos. Apenas uma Qualidade de Oxossi aceita as cabeças. E o que se faz com as cabeças? Nesse email vamos ver o mito que descreve o porquê dessa interdição, e porque não se oferece as cabeças para Oxossi / Odé.

 


 

O que é Odu?

 

Nessa mensagem vamos fazer um resumo de forma clara do que é Odu. E mesmo sendo uma explicação resumida, mostrará a importância da função que Odu tem dentro do Culto de Orixás no Candomblé. Ifa é o sistema pelo qual podemos nos comunicar com as divindades. Orunmila é...


 


 

Yjimun, a senhora dos okutas.

 

Ainda quando Abiyan, isso há bastante tempo atrás, um amigo me disse que esta qualidade de Oxum caminhava com Obaluae ( Obaluwaiye ). Depois de iniciado fui saber através do meu Babalorixá, que não era por aí o caminho desta Oxum. Yjimun é muito ligada a um outro Orixá. É a verdade desse fundamento que vamos ver nesse email. Fundamento esse, que envolve todas as Oxuns do Ilê Axé.

 


 

Yemoja ( Iemanjá ) a mãe de todas as cabeças?

 

Por quê Yemoja ( Iemanjá ) é a mãe de todas as cabeças?... Bem, para esclarecermos isso, vamos começar falando sobre a origem de Iemanjá...


 


 

E Muito Mais...

 

E muito mais mensagens sobre a Fundamentação de Feitura das Qualidades de Orixas no Candomblé Ketu, que a ética da religião não me permite expor numa página na internet. Mas que receberá exclusivamente no seu e-mail, que é uma forma de comunicação mais privada.


Home Page - Início